Clique aqui, ou sobre a figura, para acessar o applet.
Escala de Cuisenaire, de cima para baixo: 1, 2, 3,..., 10. |
As réguas (ou Barras) de Cuisenaire são barras retangulares elaborados pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire (1891-1980) há mais de 50 atrás para ensinar Aritmética básica.
Cada Régua possui cor e comprimento diferentes. A Régua branca tem um centímetro (1 cm) de comprimento e representa o número 1. A Régua laranja é a mais longa, medindo dez centímetros (10 cm) de comprimento, representando, portanto, o número 10. Entre a branca e laranja, encontramos as cores: Vermelha (2), Verde Claro (3), Rosa (4), Amrelo (5), Verde Escuro (6), Preto (7), Marrom (8) e Roxo (9).
Primeiros passos para usar as Réguas de Cuisenaire
Primeiros passos para usar as Réguas de Cuisenaire
Primeiro passo:
O primeiro contacto com as Réguas de Cuisenaire pode ser através de brincadeiras, para fins de reconhecimento físico da peças, construindo casinhas, bonecos, trens. Essas atividades servem para discriminar tamanho e cores das Réguas de Cuisenaire.
Segundo passo:
O reconhecimento das cores é essencial para a compreensão da Escala de Cuisenaire. O avanço desta percepção pelas crianças pode ser feita com a ajuda de jogos virtuais ou usando Réguas reais.
Terceiro passo:
Depois de já estar familiarizado com as cores e tamanhos do material, pode-se comparar tamanhos das Barras. Por exemplo, escolhe-se uma barra e a criança procura outras duas que, juntas, tenham o mesmo comprimento da primeira.
Quarto passo:
Começou-se a associar os números às cores e aos tamanhos. Por exemplo, se duas barras de cores diferentes têm mesmo comprimento, significa que um mesmo número (correspondente ao comprimento da barra) pode ser escrito como a soma de diferentes números (cores diferentes).
Quinto passo:
Aprender e praticar a operação da adição.
A seguir, propomos algumas atividades a serem realizadas no applet Réguas de Cuisenaire Virtual neste blog. Elas podem igualmente ser realizadas em Réguas de Cuisenaire convencionais.
Atividade 1
Trens de mesmo comprimento
Use o applet acima para realizar esta atividade.
Mateus construiu um trem com com as réguas de Cuisenaire igual ao mostrado abaixo:
Kátia também construiu um trem exatamente do mesmo comprimento, porém, usando apenas réguas brancas, como mostrado na figura abaixo:
Você consegue desenhar alguns trens com o mesmo comprimento do trem de Mateus e da Kátia, usando réguas da mesma cor? Tente!
Quantas trens você consegue formar?
(Esta atividade está disponível em inglês no link: Same train length)
Atividade 2
Abaixo mostramos duas diferentes réguas de Cuisenaire:
Se as duas réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos Alinhá-las?
Agora, considere três réguas de Cuisenaire diferentes:
De quantas maneiras diferentes podemos alinhar essas três réguas?
E se duas dessas três réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se todas as três réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
De quantas maneiras diferentes podemos alinhar quatro réguas diferentes?
Se duas dessas quarto réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se três delas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se todas as quarto réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
Barrinha de Cuisenaire
Atividade: pinte as barras abaixo com cores correspondentes ao seus comprimentos. Exemplo: duas barrinhas brancas correspondem a uma barra de cor vermelha:
Pensando, brincando e aprendendo com as réguas de Couisenaire: Jogo 1, Jogo 2.
Simulações
Ambiente Cousinaire
Trem de Couisenaire
Links
Fractions with Couisenaire Rods
Couisenaire Rods