25 de mai. de 2012

Réguas de Couisenaire

Clique aqui, ou sobre a figura, para acessar o applet.

Escala de Cuisenaire, de cima para baixo: 1, 2, 3,..., 10.
As réguas (ou Barras) de Cuisenaire são barras retangulares elaborados pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire (1891-1980) há mais de 50 atrás para ensinar Aritmética básica.
Cada Régua possui cor e comprimento diferentes. A Régua branca tem um centímetro (1 cm) de comprimento e representa o número 1. A Régua laranja é a mais longa, medindo dez centímetros (10 cm) de comprimento, representando, portanto, o número 10. Entre a branca e laranja, encontramos as cores: Vermelha (2), Verde Claro (3), Rosa (4), Amrelo (5), Verde Escuro (6), Preto (7), Marrom (8) e Roxo (9).

Primeiros passos para usar as Réguas de Cuisenaire

Primeiro passo:
O primeiro contacto com as Réguas de Cuisenaire pode ser através de brincadeiras, para fins de reconhecimento físico da peças, construindo casinhas, bonecos, trens. Essas atividades servem para discriminar tamanho e cores das Réguas de Cuisenaire.

Segundo passo:
O reconhecimento das cores é essencial para a compreensão da Escala de Cuisenaire. O avanço desta percepção pelas crianças pode ser feita com a ajuda de jogos virtuais ou usando Réguas reais.

Terceiro passo:
Depois de já estar familiarizado com as cores e tamanhos do material, pode-se comparar tamanhos das Barras. Por exemplo, escolhe-se uma barra e a criança procura outras duas que, juntas, tenham o mesmo comprimento da primeira.

Quarto passo:
Começou-se a associar os números às cores e aos tamanhos. Por exemplo, se duas barras de cores diferentes têm mesmo comprimento, significa que um mesmo número (correspondente ao comprimento da barra) pode ser escrito como a soma de diferentes números (cores diferentes).

Quinto passo:
Aprender e praticar a operação da adição.

A seguir, propomos algumas atividades a serem realizadas no applet Réguas de Cuisenaire Virtual neste blog. Elas podem igualmente ser realizadas em Réguas de Cuisenaire convencionais.


Atividade 1

Trens de mesmo comprimento

Use o applet acima para realizar esta atividade.
Mateus construiu um trem com com as réguas de Cuisenaire igual ao mostrado abaixo: 
light green rod, pink rod, black rod, dark green rod
Kátia também construiu um trem exatamente do mesmo comprimento, porém, usando apenas réguas brancas, como mostrado na figura abaixo:
20 white rods

Você consegue desenhar alguns trens com o mesmo comprimento do trem de Mateus e da Kátia, usando réguas da mesma cor? Tente! 
Quantas trens você consegue formar? 

(Esta atividade está disponível em inglês no link: Same train length)

Atividade 2

Abaixo mostramos duas diferentes réguas de Cuisenaire:



De quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las, pra formar trens?
Se as duas réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos Alinhá-las?
Agora, considere três réguas de Cuisenaire diferentes:


De quantas maneiras diferentes podemos alinhar essas três réguas?
E se duas dessas três réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se todas as três réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
De quantas maneiras diferentes podemos alinhar quatro réguas diferentes?
Se duas dessas quarto réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se três delas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?
E se todas as quarto réguas forem iguais, de quantas maneiras diferentes podemos alinhá-las?


Barrinha de Cuisenaire




Atividade: pinte as barras abaixo com cores correspondentes ao seus comprimentos. Exemplo: duas barrinhas brancas correspondem a uma barra de cor vermelha:



Pensando, brincando e aprendendo com as réguas de Couisenaire: Jogo 1, Jogo 2

Simulações
Ambiente Cousinaire
Trem de Couisenaire

Links
Fractions with Couisenaire Rods
Couisenaire Rods