Elaboração: Grupo Físicanimada - Departamento de Física - IBILCE/UNESP
Este roteiro tem por finalidade facilitar o uso do applet (animação virtual) “Vamos Contar?” disponível em: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/contagem.
Esse applet permite que crianças pequenas ajudem o palhaço a contar bexigas, maçãs, rãs e peixes sempre utilizando números de zero a dez.
Esse applet permite que crianças pequenas ajudem o palhaço a contar bexigas, maçãs, rãs e peixes sempre utilizando números de zero a dez.
No texto que se segue, apresentamos informações sobre o applet, por meio de figuras e textos agrupados em dois blocos. O primeiro bloco mostra as ferramentas utilizadas para o funcionamento da applet e o segundo bloco mostra o funcionamento passo a passo de tal.
Bloco 1 – Conhecendo as ferramentas do applet
Neste bloco, apresentamos as ferramentas básicas para o desenvolvimento do applet.
Figura 1 - Iniciar
Figura 1 - Iniciar
Está ferramenta deve ser utilizada para iniciar a introdução da animação.
Figura 2 – Continuar/Vá em frente!
Estas ferramentas devem ser utilizadas para iniciar a contagem dos elementos ou para ver a introdução da próxima contagem.
BLOCO 2 – Passo a passo
Neste bloco, apresentamos passo a passo o funcionamento do applet. Para facilitar o entendimento, dividimos esse bloco em cinco partes:
- Iniciando o applet
- Contando balões
- Contando maçãs
- contando rãs
- Contando peixes
Figura 3 – Introduzindo a história
Ao abrir o jogo, vemos a janela inicial, onde é apresentado um pequeno parágrafo introduzindo o jogo.
Figura 4 –
Iniciando o applet
Depois de ler a introdução o usuário deve clicar em
iniciar para seguir com o applet.
2. Contando bexigas
Figura 5 –
Introduzindo a contagem de bexigas
Ao clicar em iniciar, passamos para essa interface,
onde é introduzida a contagem de bexigas.
Figura 6 – Iniciando a contagem de balões
Após ler a introdução o usuário deve clicar em continuar para iniciar a contagem.
Figura 6 – Iniciando a contagem de balões
Após ler a introdução o usuário deve clicar em continuar para iniciar a contagem.
Figura 7 –
Apresentação dos balões
Ao clicar em iniciar, vemos uma nova interface, onde é
apresentado o número de bexigas a serem contadas.
Figura 8 – Contagem
das bexigas
Para contar as
bexigas, o usuário deve clicar sobre elas, uma de cada vez. Quando o usuário
clica, a bexiga explode e o número relativo à qual bexiga está sendo contada
aparece na parte inferior da animação. O usuário deve repetir essa ação até que
todas as bexigas apresentadas sejam estouradas e contabilizadas.
Página em preparação... Aguarde!