10 de mai. de 2012

Jogando com as Figuras

Clique aqui, ou sobre a figura para acessar o jogo.

Esse applet é dividido em quatro níveis onde as crianças podem primeiramente conhecer figuras geométricas e depois relacioná-las a paisagens, objetos do cotidiano e até mesmo desenhá-las. 
Um roteiro completo de atividade para esta atividade é apresentado a seguir.

Roteiro de atividades
No texto que se segue, apresentamos informações sobre o applet, por meio de figuras e textos agrupados em dois blocos. O primeiro bloco mostra as ferramentas  do applet e o segundo bloco mostra o funcionamento do mesmo, passo a passo.

Bloco 1 Conhecendo as ferramentas do applet:
Neste bloco, apresentamos as ferramentas básicas para uso do applet.
Ao iniciar o applet, você verá na tela uma imagem igual à mostrada acima. Escolha o nível do applet, clicando sobre Nível 1, Nível 2, Nível 3, ou Nível 2, com cores diferentes. A cada cor corresponde um nível.
Esta ferramenta ativa e desativa o som durante a animação.
Clique nesse ícone para ativar ou desativar o texto durante a animação.
Esta ferramenta retorna ao menu inicial.
Clique no ícone amarelo, que representa o Nível 1, para iniciar o applet. Não se esqueça da opção de som (na sala de aula, o som pode atrapalhar).
Ao entrar no Nível 1 do jogo, você verá uma janela igual à mostrada acima.
Nela, temos: uma personagem que dá instruções em forma de texto, cinco figuras geométricas pontilhadas no centro da imagem e um quadro amarelo no canto inferior direito onde vemos as figuras geométricas preenchidas, na cor vermelha.
O objetivo do jogo, no Nível 1, é relacionar corretamente a figura geométrica completa mostrada na caixa amarela, a uma das figuras pontilhada apresentada no centro na figura.
As figuras correlacionadas devem ter mesma geometria.
Antes de fazer essar relação, leia atentamente as instruções iniciais apresentadas pela personagem.
Após apresentar as instruções iniciais, a personagem indica a primeira figura a ser relacionada. Esta figura é mostrada na caixa amarela, no canto inferior direito.
Note que, após a apresentação, a personagem assume o formato indicado na figura acima.
Após a personagem assumir a nova forma, é sua vez de entrar em ação. Clique com o mouse na figura pontilhada que você acha que corresponde à afigura com geometria preenchida.
Após fazer as correspondências de todas as figuras geométricas disponíveis (quadrado, triângulo, trapézio, pentágono), o programa passa automaticamente para o Nível 2.
No Nível 2, você deve procurar as formas geométicas indicadas em ambientes como parque de diversão, quarto de dormir etc.
Aguarde as intruções para o Nível 2!